PESQUISA
O PISAC investe em estudos e pesquisas que buscam soluções: para processos e produtos da cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC); o ciclo de vida do ambiente construído, edificações e espaços urbanos, considerando processos e produtos no planejamento, construção e operação; e estudos e pesquisa dos espaços territoriais, artificiais e orbitais.
O PISAC foi concebido para potencializar o avanço do conhecimento nos processos e produtos da cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC). Com a evolução da sua atuação o foco de pesquisa expandiu-se, incluindo o ciclo de vida do ambiente construído, edificações e espaços urbanos, considerando processos e produtos no planejamento, construção e operação. No final de 2019, na avaliação de resultados e planejamento de 2020, inclui-se os estudos e pesquisa dos espaços territoriais, artificiais e orbitais.
A pesquisa trabalha como catalizador e integrador dos diferentes empreendimentos do PISAC, e é o vetor de integração da indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão.
Os estudos e pesquisas do PISAC fundamentam-se na inovação que fortalece a sustentabilidade e a resiliência, integrando soluções da quarta revolução industrial. O objetivo maior é o fortalecimento do sistema de aprendizado dos vários detentores de interesse, acelerando a absorção de novos paradigmas em processos e produtos que atendem demandas no ciclo de vida do ambiente construído.
Várias são as áreas de estudos relacionados com as pesquisas em desenvolvimento no PISAC. As demandas atuais e futuras exigem que a CPIC se prepare para atender as mudanças que se fazem necessárias na maneira de se projetar, construir e operar edificações, infraestruturas e espaços urbanos, considerando os vetores de influência no ciclo de vida de ambientes construídos (edificações, espaços urbanos e infraestrutura). Entre as áreas para potenciais soluções e tecnologias a serem absorvidas pela CPIC citam-se:
• Resiliência de pessoas, lugares e propriedades;
• Pesquisa e geolocalização de maior definição;
• BIM – Building Information Modeling;
• Colaboração digital e mobilidade;
• Internet das Coisas;
• Inteligência Artificial;
• Design e construção para o futuro.