O Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – PISAC é uma plataforma de inovação tecnológica do Parque de Ciência e Tecnologia da UnB (PCTec). Como plataforma de inovação tecnológica, tem a finalidade de facilitar a comunicação e fomentar a parceria entre detentores de interesse (setores público, produtivo, academia, terceiro setor e sociedade civil), implementando projetos que atendam a demandas de P&D e capacitação, com foco em inovação, sustentabilidade e resiliência.

Com projetos que vão desde a concepção, o planejamento, a construção até a operação do ambiente construído, o PISAC trabalha em rede, como catalisador de capacidades técnicas consolidadas dentro e fora do país, visando à pesquisa e ao desenvolvimento com foco na inovação e na sustentabilidade do ambiente construído.

Trata-se de um projeto inovador e autossustentável, no qual as atividades são realizadas com a participação de redes de docentes, discentes, profissionais e empresas que atuam no setor da construção.

Concepção do PISAC

linha-do-tempo-1
Legenda imagem

O PISAC é um ambiente diferenciado, voltado para atender às demandas de melhoria de processos de produção e produtos na concepção, planejamento, construção e operação do ambiente construído.

É um laboratório vivo, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia da UnB (PCTec) do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). O Parque está vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), à Faculdade UnB Gama (FGA) e à Faculdade de Tecnologia (FT). O projeto é resultado de uma parceria entre os seguintes agentes públicos e privados do Brasil e do Reino Unido:

  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC);
  • Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC);
  • Building Research Establishment (BRE/UK);
  • Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade da UnB (Lacis FAU/CDS/FGA/UnB);
  • Centro de Excelência Comunidades Integradas Sustentáveis (BRE/UnB).

Visão de futuro do PISAC

Legenda imagem

O parque busca integrar diferentes atores da sociedade, por meio do desenvolvimento de redes, compartilhamento de responsabilidades e expertises, trabalhando de forma integrada e interconectada. Além disso, atua como foro para discussões de C&T, bem como com mecanismos de regulação e estruturação de políticas públicas para o setor.

Missão: ser um centro transformador do ambiente construído, por meio do desenvolvimento, testes e disseminação de inovações tecnológicas.

Visão: ser referência no desenvolvimento do futuro sustentável do ambiente construído no Brasil por meio de inovação e padrões de sustentabilidade.

Organização do PISAC

Evolução do Foco

Até o final de 2019, o PISAC tinha como foco a cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC) e o ambiente construído, focando em processos de produção e produtos ao longo do ciclo de vida de edificações e espaços urbanos.

A partir de 2020, o PISAC ampliou seu foco, incluindo a evolução do espaço, considerando os espaços territorial, orbital e artificial.

A ampliação do foco do PISAC leva em consideração a quarta revolução industrial, ou seja, a crescente fusão entre o mundo físico, digital, artificial e biológico.

Áreas do Conhecimento

O PISAC atua de forma integrada nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, a partir dos conceitos de sustentabilidade, inovação, resiliência e a quarta revolução industrial, aplicados a diferentes áreas do conhecimento.