CeCis

Centro de Excelência de Comunidades Integradas Sustentáveis

O Centro de Excelência de Comunidades Integradas Sustentáveis – CeCis originou do Convênio Cultural, Científico e Acadêmico firmado entre a Building Research Establishment Ltda (BRE) e Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório de Meio Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade – LACIS, durante junho/2013 até junho/2018.

Atualmente, o CeCis é um empreendimento do PISAC e seus programas, projetos e estudos têm foco na Inovação, Sustentabilidade e Resiliência de Comunidades e Cidades, considerando seu ciclo de vida.

Entre os projetos desenvolvidos no CeCis, pode-se citar: “Governança para a resiliência urbana”, com objetivo de desenvolver e testar ferramentas de diagnóstico para avaliar a governança para a resiliência urbana no Brasil.

O CeCis também atua, em parceria com organizações que desenvolvem soluções para o futuro das cidades. Entre essas instituições, cita-se o Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis – IBRACHICS, que vem se dedicando a desenvolver Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis – CHICS¹.

 

¹ Conceito de CHICS definido pelo IBRACHIS em 2018: ”Uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, construindo uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de forma sustentável, criativa e com alta qualidade de vida.”

Galeria de imagens

Conheça os projetos