NUESP

Núcleo de Estudo e Pesquisa de Edificações Especiais.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Edificações Especiais – Penal (NUESP) foi criado no Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS/FAU/CDS/FGA) e seu foco inicial era a edificação penal. A partir de 2018, o NUESP foi incorporado ao PISAC, ampliou seu foco de atuação e passou a atuar em pesquisas e estudos relacionados também com as cadeias produtivas de edificações especiais, como: edificações penais, de saúde e de educação.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Edificações contribui com o processo de inovação de processos e produtos da cadeia produtiva de edificações Penal, Escola e Saúde.

Os estudos, pesquisas e projetos de extensão do NUESP são focados em:

  • Caracterização de cadeias produtivas de edificações – penais, escolares e de saúde;
  • Definição de diretrizes de desempenho;
  • Métodos de planejamento e desenvolvimento de projetos;
  • Desenvolvimento de programas de cursos e treinamentos;
  • Produção de publicações técnicas.

NUESP Penal

O NUESP – Penal visa o desenvolvimento da CPEP (Cadeia Produtiva da Edificação Penal), considerando uma ampla abordagem do sistema jurídico-penal, focando a qualidade, racionalização e sustentabilidade de processos e produtos, para o aperfeiçoamento da rede de estabelecimentos penais no país. 

NUESP Escola

Visa ao desenvolvimento da CPEE (Cadeia Produtiva da Edificação Escolar), considerando as demandas de inovação da educação e os impactos que essas demandas têm sobre o espaço escolar, considerando qualidade, desempenho, custos de planejamento, construção e operação.

NUESP Saúde

Especializado em Estudo e Pesquisa de Edificações Especiais de Saúde em suas diversas complexidades, desde um posto de saúde até hospital de referência.

Galeria de imagens

Conheça os projetos

28 de junho de 2021

Estudos e pesquisa em arquitetura penal junto ao DEPEN/MJSP

Objetivo geral é o fortalecimento do conhecimento específico da arquitetura penal, além dos processos e produtos da Cadeia Produtiva da Edificação Penal (CPEP), considerando o ciclo de vida da edificação penal.