O Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – PISAC é uma plataforma de inovação tecnológica do Parque de Ciência e Tecnologia da UnB (PCTec). Como plataforma de inovação tecnológica, tem a finalidade de facilitar a comunicação e fomentar a parceria entre detentores de interesse (setores público, produtivo, academia, terceiro setor e sociedade civil), implementando projetos que atendam a demandas de P&D e capacitação, com foco em inovação, sustentabilidade e resiliência.
Com projetos que vão desde a concepção, o planejamento, a construção até a operação do ambiente construído, o PISAC trabalha em rede, como catalisador de capacidades técnicas consolidadas dentro e fora do país, visando à pesquisa e ao desenvolvimento com foco na inovação e na sustentabilidade do ambiente construído.
Trata-se de um projeto inovador e autossustentável, no qual as atividades são realizadas com a participação de redes de docentes, discentes, profissionais e empresas que atuam no setor da construção.
Concepção do PISAC
O PISAC é um ambiente diferenciado, voltado para atender às demandas de melhoria de processos de produção e produtos na concepção, planejamento, construção e operação do ambiente construído.
É um laboratório vivo, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia da UnB (PCTec) do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). O Parque está vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), à Faculdade UnB Gama (FGA) e à Faculdade de Tecnologia (FT). O projeto é resultado de uma parceria entre os seguintes agentes públicos e privados do Brasil e do Reino Unido:
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC);
- Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC);
- Building Research Establishment (BRE/UK);
- Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade da UnB (Lacis FAU/CDS/FGA/UnB);
- Centro de Excelência Comunidades Integradas Sustentáveis (BRE/UnB).
Visão de futuro do PISAC
O parque busca integrar diferentes atores da sociedade, por meio do desenvolvimento de redes, compartilhamento de responsabilidades e expertises, trabalhando de forma integrada e interconectada. Além disso, atua como foro para discussões de C&T, bem como com mecanismos de regulação e estruturação de políticas públicas para o setor.
Missão: ser um centro transformador do ambiente construído, por meio do desenvolvimento, testes e disseminação de inovações tecnológicas.
Visão: ser referência no desenvolvimento do futuro sustentável do ambiente construído no Brasil por meio de inovação e padrões de sustentabilidade.
Organização do PISAC
Evolução do Foco
Até o final de 2019, o PISAC tinha como foco a cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC) e o ambiente construído, focando em processos de produção e produtos ao longo do ciclo de vida de edificações e espaços urbanos.
A partir de 2020, o PISAC ampliou seu foco, incluindo a evolução do espaço, considerando os espaços territorial, orbital e artificial.
A ampliação do foco do PISAC leva em consideração a quarta revolução industrial, ou seja, a crescente fusão entre o mundo físico, digital, artificial e biológico.
Áreas do Conhecimento
O PISAC atua de forma integrada nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, a partir dos conceitos de sustentabilidade, inovação, resiliência e a quarta revolução industrial, aplicados a diferentes áreas do conhecimento.